Engenheiro

 

Engenheiro Civil formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1986, com ênfase em Transportes.

Créditos concluídos do curso de Mestrado em Engenharia Urbana do Programa de Engenharia Urbana (PEU) da Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Créditos concluídos do curso de Mestrado em Engenharia de Transportes do Programa de Engenharia de Transportes (PET) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), da Universidade Federal do Rio de Janeiro.


...


Ampla experiência profissional nas áreas de Transportes, Planejamento e Operação de empresas de transporte coletivo, adquiridas em corporações de porte do mercado através de trabalhos técnicos – realizados nas áreas de planejamento estratégico e coordenação de pessoas – e cursos de especialização.

Habilidade na área de Transportes, com gestão de equipe de motoristas, cobradores, fiscais, despachantes e outros, em número de 260 colaboradores, em empresas de transporte coletivo com frotas de até 700 veículos. Membro do Programa Estadual de Segurança no Trânsito (PROEST), da Secretaria de Estado de Transportes. Realização de acompanhamento das rotinas operacionais, através de estudos de demanda e oferta, visando à organização de escalas de trabalhos e estabelecimento de roteiros e eventuais deslocamentos da frota.

Conhecimento prático de rotinas de legalização de projetos de obras civis junto a prefeituras.

Vivência na área de Telecomunicações, tendo participação da implantação da Claro nos estados do RJ e ES, atuando nas relações com órgãos do Poder Público e demais operadoras celulares; na negociação de Compartilhamento de Instalações; na Logística de Transporte no período de implantação dos sites; na Qualificação de Sites; na Fiscalização e na Coordenação de Aceitação de Obras; e na Coordenação de Licenciamento junto aos órgãos públicos oficiais.


...


Mobilidade Urbana


Prefeitura de Belford Roxo

Secretário Executivo, no âmbito da Secretaria Municipal de Transporte (antiga Mobilidade Urbana)


Prefeitura de Cabo Frio

Secretário Municipal de Mobilidade Urbana

Coordenador do Plano de Mobilidade Urbana


Prefeitura de Macaé

Consultor do Plano de Mobilidade Urbana


Consultor Independente do Plano de Mobilidade Urbana

Consultoria a empresas de Transportes (FAOLSalineiraNossa Senhora do AmparoGrupo Luxor e outras), voltada para o aprimoramento da rotina operacional e recuperação de demanda.


Rio 2016

Gerente de Transporte VIP para a Adidas, nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro


Companhia Estadual de Engenharia de Transportes e Logística (CENTRAL)

Assistente Técnico


Companhia de Transportes Coletivos - CTC

Engenheiro Sênior + Assessor de Planejamento

Assessoramento da presidência da companhia no planejamento operacional. Controle da operação da frota de 700 veículos, com acompanhamento do desempenho e realizando intervenções pela melhoria dos parâmetros de avaliação. Participação no estudo técnico que decidiu a devolução de 16 empresas de ônibus expropriadas pelo governo do estado (RJ) em 1985, após a constatação do sucateamento de 50% da frota envolvida e do inchaço de 30% nos quadros de pessoal.


Auto Viação Salineira

Assessoramento à Gerência de Tráfego no acompanhamento da operação diária da empresa e no Planejamento operacional do sistema, inclusive relativamente ao conteúdo com informações aos usuários.


Transportadora Primavera

Gerenciamento da operação diária da frota de 50 veículos e do pessoal envolvido. Responsável por resgate de faturamento da ordem de 5% no conjunto das linhas, em 1 mês de implantação de fiscalização visando ao sufocamento do derrame de falsas gratuidades. Assessoramento à diretoria da empresa na tomada de decisões e na compilação e definição de informações divulgadas ao público usuário.


...


Engenharia Civil


Ministério do Turismo

Consultor PNUD

Fiscalização, em sistema de trabalho de equipe, de obras civis em diversas localidades do Brasil, contratadas a partir de verbas destinadas especificamente ao Ministério ou oriundas de emendas parlamentares. Consultoria oficial a prefeituras, relativamente à seleção dos projetos a serem contemplados.


Claro (ATL Telecom Leste)

Engenheiro Sênior

Implantação da rede celular privada pioneira na região de RJ e ES, no âmbito do acompanhamento e da fiscalização das obras civis. Controle das atividades ligadas ao compartilhamento de instalações com outras empresas de telefonia. Acompanhamento direto dos trâmites de licenciamento dos sítios (sites) junto às prefeituras. Negociações envolvendo operadoras congêneres e Poder Público.


Alfa Erb Telecomunicações

Engenheiro Sênior

Coordenador da implantação do Projeto 3G da Nextel nos estados do RJ e ES.